10.5.08

Em defesa das barriguinhas.

Desde o momento em que se começa a notar a barriga, uma mulher grávida tem de ouvir as maiores barbaridades e críticas.

Algumas das que eu ouvi:

"se afagares muito a barriga o bebé nasce careca"

"se deres muito colo eles habituam-se e ficam muito mimados"

"não o habitues à chupeta, é tão feio, isso"

"ai que horror, o parto vai doer tanto"

"tu estás muito elegante, mas eu nunca vou querer ter filhos, vou ficar uma baleia"

Isto antes de nascer. Depois ainda piora.

"andas muito com ela ao colo"

"ai ela chora muito, tem alguma coisa"

"só dás mama? tem fome de certeza"

"não te fartas dela?"

"se não beber leite materno bebe leite do outro, qual é a complicação?"

Posso garantir-vos que a esmagadora maioria das coisas foram ditas por pessoas sem filhos. Podem opinar, mas...acham que sabem tanto ou mais que as pessoas que andam com um bebé nos braços?
Piores são as barbaridades que ficam no ar. Como diz uma pessoa muito chegada: deixa rolar, dá um desconto. Provavelmente há sempre alguém a dar-me um desconto a mim também. Assim vai uma parte do meu mundo e de milhões de mulheres por todo o planeta. Sou uma privilegiada, ainda assim.


Sem comentários: