15.5.08

O génio.


"Este é um livro francamente terrível com o qual eu quero que o leitor sofra tanto como eu sofri ao escrevê-lo. Nele se descreve uma longa tortura. É um livro brutal e violento e é simultaneamente uma das experiências mais dolorosas da minha vida. São 300 páginas de constante aflição. " (José Saramago)

Ansiosa para ver o filme do Fernando Meirelles baseado num dos melhores livros de todos os tempos. Chama-se Ensaio Sobre a Cegueira (o livro) e desejo que a estreia do filme chame ainda mais a atenção para o génio do escritor que concebeu tal ideia (e outras). Alguém conseguir comover-me com o fantástico é demasiado raro para passar despercebido e houve uma fase da minha vida em que os seus livros foram uma companhia tão real quanto a humana. Despertou-me para a vida, para a crueldade, para mundos aos quais acedi apenas por (felizmente) poucos momentos ao longo do meu jovem percurso. Uma escrita dura, que não nos facilita a vida, mas que subitamente passa a fazer parte de nós. Sempre me pareceu que Saramago escreve como todos nós pensamos e que mais ninguém consegue esta proeza. Que as histórias de amor resumidas a meia página (porque o que nos narra é tão mais abrangente) são maiores do que as que ocupam um romance inteiro.

- Não dormes?

- Vou ler só mais uma página.

1 comentário:

Ameixinha disse...

Tens por aqui belas sugestões literárias :)